Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Como as pessoas com deficiência podem conseguir empreender no Carnaval

Pensando na sazonalidade do Carnaval, inúmeras possibilidades podem ser criadas e exploradas: guia turístico, aluguel de quartos, freelancer em hotéis, logística no comércio, venda de comidas saudáveis, entre outros.

É grande a dificuldade de a pessoa com deficiência conseguir um emprego formal, mesmo com a lei de cotas (LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, a lei de Cotas para contratação e inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho) como a maioria dos trabalhadores almejam.

Há muitos os estigmas que os rodeiam, principalmente atribuem às suas deficiências à incapacidade de se manterem, até mesmo sendo desrespeitados em sua isonomia.

Pensando na sazonalidade do carnaval, inúmeras possibilidades podem ser criadas e exploradas, principalmente para nós, brasileiros que não passamos por apertos, povo batalhador e valoroso.

Podemos começar com os surdos, podem servir de guias turísticos para receberem grupos de surdos de outras cidades, estados e até mesmo países, apesar da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) não ser universal, pois possui sua própria gramática e léxico, há uma referência ao Gestuno (o gestuno está para os surdos assim como o esperanto para ouvintes), língua essa usada em conferências, competições, etc. 

Não somente os surdos, mas pessoas com deficiência com fluência em outras línguas também podem receber um grupo de outro local.

Tem uma casa grande? Está sobrando espaço? Um colchão ou mesmo tem um papo legal? Uma dica é se cadastrar em aplicativos e disponibilizar um cantinho em sua casa, para o hóspede, o que vale é a diversão, economia e um bom papo, quem sabe não seja o começo de uma grande amizade?

Falando em hospitalidade, turismo, já pensou na possibilidade em se prontificar como o “do motorista da vez”? 

Deixe seus amigos beberem e curtirem o carnaval, por um preço amigo você se encarrega de buscá-los, afinal, amizade, segurança e dinheiro no bolso fazem uma bela combinação e certamente fará a diferença.

Ninguém melhor do que você conhece sua cidade, já pensou em organizar grupos para conhecerem pontos turísticos?
Repositor de lojas de fantasias, bebidas, roupas em geral, além do carnaval temos em alta roupas de verão e moda praia.

Alguns renomados hotéis na cidade de São Paulo apresentam cases de sucesso, principalmente na área de arrumação e cozinha, são profissionais zelosos e muito dedicados.

Conferencistas, estoquistas também são procurados nessa época;

Há ainda vagas para trabalhar com logística, principalmente em fábricas de bebidas (fonte: CAT – SP).

O comércio de comidas e bebidas “fitness” está em alta, uma boa forma de ganhar um extra são aqueles detox para curar a ressaca da turma que passou um pouquinho dos limites nos bailes e blocos.

Há quem prefira uma boa refeição local, se você manda bem no fogão, refeições fresquinhas e com preço justo são muito bem-vindas.

Lanchinhos rápidos e bebidas geladas são uma boa pedida, e não requerem habilidade no preparo, certamente você será capaz de preparar delícias.

Tem um viés sustentável? Uma boa opção é customização de abadás.

Caso a criatividade seja seu ponto forte, sugiro a confecção de fantasias e adereços, atualmente as pessoas buscam criatividade e exclusividade, sem esquecer das tendências;

Blocos carnavalescos grandes ou mesmo escolas de samba precisam de muita mão de obra, principalmente na reta final, profissionais como engenheiros, eletricistas, projetistas, seguranças do trabalho, decoradores, costureiras, maquiadores e até mesmo aquele “faz tudo”, tem um lugar garantido, basta ter vontade e haverá um lugar te esperando.

Com o advento das redes sociais, as pessoas transcendem distâncias e se conectam e se aproximam em questões de segundos, isso faz com que a comunicação transcorra de forma rápida e objetiva, use a seu favor.

Lembre-se, antes de ter uma deficiência, você é uma pessoa perfeitamente capaz de exercer diversos tipos de atividade, use todas as ferramentas a seu favor.

Nenhum registro encontrado.

Endereço:
SDS Venâncio IV Cobertura CEP: 70393903 - Brasília/DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 32249922