Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Presidente da Fenapaes abre a Reunião de Intercâmbio Profissional de Coordenadores(as) de Educação da Rede Apae

Atividade tratou de temas importantes para o trabalho em favor do desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

O Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, fez a abertura, na manhã desta quarta-feira (10), na sede da entidade em Brasília, da Reunião de Intercâmbio Profissional  de Coordenadores(as) de Educação da Rede Apae. A atividade contou com as presenças do 1º Diretor Financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira; da Coordenadora Nacional e Educação e Ação Pedagógica, Fabiana Maria das Graças de Oliveira; da Secretária-Executiva da entidade, Cristiane Andersen; do Coordenador Pedagógico da Uniapae, Erivaldo Fernandes Neto; de coordenadoras de Educação nos Estados; e da Psicanalista e Pós-Doutora Erika Parlato-Oliveira.

A reunião, que termina nesta quinta-feira (11), começou com a apresentação de palestra da psicanalista Erika Parlato-Oliveira sobre o Protocolo PREAUT, um instrumento criado na França para a detecção de sinais de risco para autismo em bebês. Durante a palestra, a especialista frisou que o objetivo desse protocolo não é fazer um diagnóstico nas crianças, mas sim permitir que eventuais sinais de risco para autismo possam ser detectados precocemente, minimizados ou até mesmo extintos.

Profissional de renome internacional, Erika Parlato tem fomação em linguística, semiótica, psiquiatria infantil e psicanálise. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em “Saúde da Criança e do Adolescente” da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da École Doctorale em “Recherche em Pshchanalyse” (Pesquisa em Psicanálise) da Universidade Paris Diderot. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de Erika Parlato realizar uma capacitação  sobre o Protocolo PREAUT para toda a Rede Apae.

As atividades do período da tarde foram iniciadas com uma palestra da Dra. Maria do Carmo Menicucci, da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), sobre a Educação ao Longo da Vida. A pauta da reunião para esta quarta-feira inclui também itens como a apresentação do Plano de Ação da Área Pedagógica da Rede Apae; a aplicabilidade do Documento Norteador de Educação; e experiências exitosas na área educacional.

 

Nenhum registro encontrado.

Endereço:
SDS Venâncio IV Cobertura CEP: 70393903 - Brasília/DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 32249922