Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Projeto Capacita Apae Brasil conclui atividades no Estado do Pará

Iniciativa promoveu a capacitação de gestores e técnicos da Rede Apae paraense

A cidade de Belém recebeu, na quinta (8) e na sexta-feira (9), o Projeto Capacita Apae Brasil, que promoveu a capacitação de gestores e técnicos da Rede Apae do Estado do Pará, em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA), representada pela presidente Nedy Pedroso de Sousa. Sob a coordenação do presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, membros da diretoria executiva e coordenadores nacionais de áreas ofereceram amplos conhecimentos aos participantes para o aprimoramento da atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e da implementação de politicas públicas voltadas à inclusão. O Projeto Capacita Apae Brasil é uma ação nacional que já esteve presente em vários estados do país.

Acompanharam o presidente José Turozi, nos trabalhos de capacitação, o vice-presidente da Apae Brasil e presidente da Apae Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho; o 1º diretor financeiro, Nilson Alves Ferreira; e os coordenadores nacionais Fabiana Maria das Graças de Oliveira (Educação e Ação Pedagógica), Ivone Maggioni Fiore (Assistência Social), Albanir P. Santana (Saúde e Prevenção) e Leila Castro (Envelhecimento).

O presidente da Federação Nacional, José Turozi, e o 1º diretor financeiro, Nilson Alves Ferreira, reuniram-se com os presidentes das Apaes do Estado do Pará, nos dias 8 e 9 de agosto. O presidente José Turozi, discorreu sobre o papel da Federação Nacional, suas finalidades estatutárias, Planejamento Estratégico e Plano de Ação, estrutura e serviços disponíveis para a Rede Apae do Brasil, e sobre projetos e ações para captação de recursos e sustentabilidade. O diretor Nilson Alves Ferreira, discorreu sobre os temas de Defesa de Direitos, Gestão Administrativa e Financeira, Compliance e Controle Social. Foram dois dias de intensas atividades junto aos gestores das Apaes do Estado, que, na avaliação dos presentes, foram muito produtivos.

A coordenadora nacional de Educação e Ação Pedagógica, Fabiana Maria das Graças de Oliveira, ministrou oficina sobre deficiências – base conceitual, deficiência intelectual, múltipla, autismo, paralisia cerebral e Síndrome de Down. A coordenadora nacional também fez uma explanação sobre a Rede Apae Brasil e a Política Educacional.

Coube à coordenadora nacional de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, fazer a apresentação do Documento Norteador das Coordenadorias Técnicas da Apae Brasil. Ivone Maggioni Fiore também ministrou uma palestra sobre a Rede Apae Brasil e a Política de Assistência Social. Na ocasião, a palestra contou com a participação especial de Aldenora González, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que ressaltou a importância de a Rede Apae prosseguir no fortalecimento da autonomia e do protagonismo das pessoas com deficiência e suas famílias, no sentido de exercerem  a cidadania na busca da efetivação de seus direitos.

Aldenora González também colocou a atual gestão do CNAS à inteira disposição para atender às demandas do Movimento Apaeano, seja em relação à gestão ou às necessidades dos usuários. A participação de Aldenora González no Projeto Capacita Apae Brasil foi um marco para a Rede Apae, na perspectiva do reconhecimento e valorização do trabalho realizado.

A coordenadora nacional de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, que também é conselheira titular do CNAS, relatou sua atuação como representante da Apae Brasil no Colegiado, sobretudo nas comissões de Acompanhamento dos Benefícios de Transferência de Renda e de Normas, e também no Grupo de Trabalho para criação da plataforma que possibilitará a inscrição das entidades nos Conselhos Municipais.

Durante o evento, a coordenadora nacional de Envelhecimento, Leila Regina de Castro, apresentou uma palestra sobre planejamento, metas e ações para a área do Envelhecimento no Estado do Pará.

Já o coordenador nacional de Saúde e Prevenção, Albanir P. Santana, fez uma explanação sobre a Rede Apae Brasil e a Política de Saúde – Cadastramento e Gestão dos Serviços.

As atividades em Belém foram encerradas com pronunciamentos do presidente da Apae Brasil, José Turozi, e da presidente da Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA), Nedy Pedroso de Sousa, e com uma avaliação geral do Projeto Capacita Apae Brasil no Estado do Pará.

Nenhum registro encontrado.

Endereço:
SDS EDIFÍCIO VENÂNCIO IV COBERTURA CEP: 70393903 - Brasilia/DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 32249922