Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

7º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria elege Autodefensores e entrega Carta de Natal para Diretoria da Fenapaes

O Fórum escolheu o Autodefensor Nacional, Francisco Matos Além, de Pernambuco e a Autodefensora Estadual, Natália Silva, do Pará, para representarem seus colegas Autodefensores e todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Movimento Apaeano.

O 7º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, um evento paralelo ao 26º Congresso Nacional e não menos importante, voltado exclusivamente para os Autodefensores e familiares do Movimento Apaeano avaliarem as oportunidades e ameaças em torno das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e desenvolverem propostas por meio de debate, para a garantia de direitos e inclusão do segmento para que sejam deliberadas nas reuniões da Diretoria Executiva e Conselhos da Fenapaes, e dos respectivos estados dos quais pertencem.

 
Essas sugestões são a base da Carta de Natal. Um documento de diretrizes, elaborado a cada três anos durante o Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, que é entregue à Diretoria Executiva da Fenapaes durante o Congresso, para nortear o Movimento Apaeano.
 
1º dia
 
No primeiro dia de palestras e mesa-redonda, a programação do Fórum pela se iniciou com o Painel "Vivências", voltado para depoimentos de Autodefensores e familiares sobre os desafios encontrados em diversas regiões do País.
 
À tarde, logo após o almoço, os Autodefensores participaram da Mesa Redonda cujo tema era "Grandes conquistas, novos desafios" em alusão ao tema escolhido por votação para o 26º Congresso Nacional das Apaes e 7º Fórum de Autogestão e Autodefensoria.
 
Em seguida, as discussões dos grupos de trabalho em torno da elaboração da Carta de Natal e apresentação do documento.
 
2º dia

O segundo dia começou com uma programação mais descontraída para aqueles que estão engajados diariamente na luta pela inclusão das pessoas com deficiência por meio de um passeio cultural e de bugue pelas Dunas no litoral da cidade.

Após o almoço, deu-se início ao período eleitoral para a escolha dos Autodefensores Nacional para o triênio 2018-2020. Primeiro com uma dinâmica em torno do tema, depois com a apresentação dos informes gerais que antecederam o período de oratória para a defesa dos candidatos. 

Após os discursos, foi dado início ao processo de votação que escolheu o Autodefensor Nacional, Francisco Matos Além, de Pernambuco e a Autodefensora Estadual, Natália Silva, do Pará, para representarem seus colegas Autodefensores e todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Movimento Apaeano.

Em seus discursos, os eleitos falaram da responsabilidade que assumem e do comprometimento na defesa da autodefensoria dentro do movimento apaeano nos próximos anos.
 
Durante a cerimônia de encerramento, sob a mediação da coordenadora nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família, Elcira Bernardi, houve a entrega da Carta de Natal, produzida pelos Autodefensores do Movimento, durante o 7º Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria.
 
A coordenadora nacional Elcira se disse muito “satisfeita com o trabalho realizado pelo Fórum de Autodefensores e ressaltou que essa troca de experiências foi fundamental para dar mais capilaridade no trabalho do Movimento Apaeano visando à qualidade de vida digna para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla”.
 
A apresentação da Carta de Natal foi feita pelo Autodefensor Nacional eleito, Francisco Matos Além (PE), que destacou a experiência de ter participado de todo o processo.  “Foi gratificante, foi bom e vai ser muito mais”.


 
Após a entrega da Carta de Natal, o público foi contemplado com a apresentação do vídeo do passeio dos Autodefensores pelo Litoral Norte de Natal. Foi um momento de muita emoção, não só para os Autodefensores que realizaram o passeio, mas para todos que assistiram.
 
O vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, iniciou sua fala cumprimentando os Autodefensores e demais presentes. Ele falou de algumas solicitações dos Autodefensores na Carta de Natal e se comprometeu a levar as reivindicações a toda Rede Apae e implementá-las em sua gestão.

Na carta, entre outros pontos, os Autodefensores pedem:
·         Mais acessibilidade;

·         Defesa de direitos;

·         Priorizar a família, com mais ações;

·         Educação: fortalecer as parcerias das Apaes;

·         Esporte e lazer: maior investimento na área, incentivando novas modalidades esportivas;

·         Saúde: políticas públicas que promovam ações preventivas de deficiências;

·         Trabalho: abertura de mais vagas no mercado de trabalho.

Acesse a Carta de Natal elaborada peloas Autodefensores do Movimento Apaeano.

 

Notícias relacionadas:

Nenhum registro encontrado.

Endereço:
SDS Venâncio IV Cobertura CEP: 70393900 - Brasília/DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 32249922