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Coordenadora Nacional e os Estaduais de Educação e Ação Pedagógica participam de seminário na Câmara

O evento tem como finalidade promover o conhecimento sobre experiências e modelos internacionais que mundo afora vêm sendo consolidados. Dentre os tópicos, o seminário deverá fazer abordar os pontos de interseção entre educação de jovens e adultos (EJA) e educação especial na perspectiva da Educação ao Longo da Vida.

A coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Fabiana Oliveira, juntamente com os coordenadores estaduais, irão participar do “1º Seminário Internacional Educação ao Longo da Vida” promovido pela Câmara dos Deputados, em parceria entre as Comissões de Educação, e a de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento acontecerá nesta terça-feira (12), das 13h às 19h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara. 

A participação dos coordenadores está sendo custeada pela Fenapaes com o objetivo de enriquecer ainda mais a bagagem profissional, para que o atendimento aos alunos e familiares assistidos pelas Apaes seja sempre de excelência.

O evento tem como finalidade promover o conhecimento sobre experiências e modelos internacionais que mundo afora vêm sendo consolidados. Dentre os tópicos, o seminário deverá fazer abordar os pontos de interseção entre educação de jovens e adultos (EJA) e educação especial na perspectiva da Educação ao Longo da Vida.

O Seminário

A educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Jacques Delors).
 
O marco político-legal brasileiro que trata dos direitos da pessoa com deficiência é internacionalmente considerado um dos mais avançados por sua abrangência em termos das várias esferas da vida deste grupo social. A Lei Brasileira da Inclusão-LBI, aprovada em 2015, ratifica o compromisso social do governo brasileiro com as pessoas com deficiência, mas – infelizmente – ainda não dá conta de assegurar todos seus direitos, em particular quando se trata de temas sensíveis. 

Nesse sentido, este seminário tem o objetivo de trazer à luz e discutir temas sensíveis e de extrema relevância social que ainda Não ganharam visibilidade suficiente na agenda educacional brasileira e nas produções científicas das áreas de educação, educação especial e educação inclusiva. Neste evento, portanto, abordamos alguns destes temas na perspectiva dos direitos à Educação ao Longo da Vida da criança, jovem e adulto com deficiência.

Organizado em duas frentes, o seminário aborda na primeira, temas de ordem macro social e na segunda adota como foco questões específicas relativas à esta população considerada em relatórios internacionais ´a mais vulnerável dentre as vulneráveis´

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