Loja

Logo Apae
Logo Apae
Logo Apae

APAE BRASIL

Federação Nacional das Apaes

  • Apae Brasil
    • Quem Somos
    • Estrutura Organizacional
    • Certificações e Parcerias
    • Eventos
    • Deficiência Intelectual
    • Sustentabilidade
    • Sistema de Gestão da Qualidade
  • INSTITUCIONAL
    • PDDE
    • Articulação Institucional
    • Coordenadorias Técnicas
  • ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
    • Portal da Transparência
    • Captação de Recursos
  • FACULDADE
    • Mapa das Apaes
    • Mapa dos Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Biblioteca virtual
    • Publicações
    • Revista Apae Ciência
    • Cursos
    • Disponibilidade de vagas de Estágio
    • Canal YouTube
    • Pesquisas
    • Faculdade Apae Brasil
    • TEAtivo
  • PROCURADORIA JURÍDICA
    • Jurídico
    • Assembleia Geral ordinária
    • Covid 19 - orientações diversas
  • Comunicação
    • Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025
    • Marca Apae
    • Notícias
    • Contato Assessoria de Imprensa
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

A autonomia na vida adulta do jovem com deficiência intelectual

Instituições parceiras: UFSM e UFPR


Coordenadores da pesquisa: Sabrina Fernandes Castro e Iasmin Zanchi Boueri

 

Data de início da pesquisa: Janeiro de 2023


Previsão de término da pesquisa: Fevereiro de 2025


Fase atual da pesquisa: Trata-se de um projeto guarda-chuva que envolve três pesquisas. Aguardando o término da pesquisa “Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e Adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil” para dar início a esta.


Pesquisadores envolvidos: 02


Objetivo (s) da pesquisa:

Auxiliar profissionais da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos no processo avaliativo de comportamentos adaptativos de pessoas com deficiência intelectual; Propiciar subsídios para elaboração de Planos de Transição para a vida adulta e/ou Planos de Inserção no Mercado de Trabalho junto a jovens e adultos com deficiência intelectual; Implementar e avaliar Planos de Transição para a vida adulta e/ou Planos de Inserção no Mercado de Trabalho junto a jovens e adultos com deficiência intelectual; Elaborar, implementar e avaliar programas de formação docente continuada para professores e coordenadores pedagógicos com temas condizentes com transição para a vida adulta e inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual.


Metodologia de pesquisa:

Contato com as escolas interessadas; Levantamento de demandas junto as entidades participantes; Elaboração dos planos de ação específicos para demanda de cada escola participante – os temas podem variar a depender das necessidades dos alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Implementação dos planos de ação específicos junto a alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Avaliação dos planos de ação específicos; Avaliação social junto aos participantes das ações realizadas.


Resultados esperados

Espera-se contribuir para o desenvolvimento de autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual propiciando maior qualidade de vida e aprimoramento de seu potencial. Também se tem o intuito de contribuir para a formação docente dos profissionais que atuam junto a esses alunos para que a mão de obra fique ainda mais qualificada proporcionando ações efetivas no processo de transição para a um Cronograma adaptado em função da pandemia COVID-19. vida adulta e inserção no mercado de trabalho com práticas que são cientificamente comprovadas e baseada em evidencias.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: fenapaes@apaebrasil.org.br

Telefone: 61-3224-9922

SDS Venâncio IV - Cobertura - CEP: 70393-903 - Brasília - Distrito Federal

Assine nossa newsletter

Logo ISO
APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!