Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência é fundado em Brasília

Na noite da última quarta-feira (04/05), foi realizada a solenidade de fundação do CRPD (Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência). O evento aconteceu, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Brasília.

Além da Fenapaes, outras seis entidades fazem parte do CRPD na condição de associadas fundadoras. São elas a Onedef (Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos no Brasil), ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), Abra (Associação Brasileira de Autismo), Fenapestalozzi (Federação Nacional das Associações Pestalozzi) e CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

A primeira diretoria do CRPD tem como presidente Moisés Bauer Luiz (presidente da ONCB) e vice-presidente Ester Alves Pacheco (presidente da Fenapestalozzi). O primeiro tesoureiro é Erivaldo Fernandes Neto (coordenador pedagógico da Uniapae) e a segunda tesoureira é Aracy Maria da Silva Lêdo (presidente da Fenapaes). Carlos Ferrari (diretor da ONCB)  é o diretor de comunicação e relações institucionais, Adnilson Marins dos Santos (representante da Fenapaes no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) é o diretor jurídico e Edna Aparecida Alegro (dirigente da  Fenapestalozzi) é a secretária. 

Na cerimônia, a presidente da Fenapaes (Federação Nacional das Apaes), Aracy Lêdo, foi representada pelo diretor primeiro secretário, Albanir Pereira Santana, e pelo diretor social, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina. 

Como surgiu o CRPD

Na última década, algumas organizações nacionais de defesa de direitos se reuniram por diversas vezes buscando estabelecer uma unidade nacional de princípios, considerando os mais diversos segmentos de representatividade e suas especificidades, com o intuito de fortalecer seus discursos e práticas por uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência no Brasil.

Chegou a ser formado o Fórum Nacional de Articulação de Entidades e de Movimentos de Defesa da Pessoa com Deficiência, aproximando ainda mais as organizações.

De todo esse movimento, surgiram mobilizações nacionais que se concretizaram em políticas públicas e garantias legais, o que fez com que o grupo ficasse cada vez mais coeso e coerente ao passar do tempo. Com esse histórico, espírito de luta social e amizade nasce o CRPD.

 

Nenhum registro encontrado.

Endereço:
SDS Venâncio IV Cobertura CEP: 70393900 - Brasília/DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 32249922