Ana Carolina Santana e Felipe Menezes
03/10/2025
Link copiado com sucesso!!!
Nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), Manaus (AM) recebeu o Curso de Capacitação para Formação dos Professores do TEAtivo Norte, iniciativa desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em parceria com o Ministério do Esporte (MEsp), por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), e que conta com o apoio do banco Itaú.
Participaram também do encontro membros da diretoria executiva da Fenapaes, a exemplo do presidente Jarbas Feldner de Barros; do vice-presidente Léo Loureiro; dos diretores-secretários Vanderson Gaburo (1º) e Ilda Salvático; e dos diretores Financeiros Narciso Batista (1º) e Ottão Pereira (2º); autoridades locais e presidentes das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes) e das Apaes das sete capitais nortistas que realizarão o programa; além do coordenador nacional de Educação Física, Desporto e Lazer, Roberto Soares, e da equipe técnica da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa.
Estiveram presentes ainda representantes do MEsp, como Breno Alves, chefe de gabinete da SNPAR; Carolinne Carvalho, diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte; Michelle Melul Vinecky, diretora de Parcerias Paradesportivas; e Vânia Tie Ferreira, coordenadora-geral de Programas e Projetos Paradesportivos da SNPAR.
O curso teve por propósito qualificar os 35 profissionais de educação física – cinco por núcleo – que vão atuar com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), de 6 a 18 anos, que farão parte do projeto, utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento global e a inclusão social deles. No total, o projeto contemplará 840 pessoas com autismo e suas famílias, localizadas nas capitais Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).
No evento, que contou com palestras e atividades ministradas por especialistas nas áreas, foram abordados temas como funcionamento do programa em tela, aplicação da escala de avaliação do TEA e avaliação física dos beneficiários, planejamento das aulas e resolução de dúvidas acerca da prática pedagógica.
Novas oportunidades
Durante a cerimônia de abertura do curso, o presidente Jarbas Feldner destacou a relevância do momento para a Rede Apae e para a consolidação do projeto em todo o Brasil. Segundo ele, a iniciativa representa mais um passo na caminhada apaeana, reunindo profissionais de diferentes estados da região a fim de fortalecer a prática esportiva como instrumento de desenvolvimento e inclusão.
“Estamos iniciando um projeto muito importante para a nossa Rede. O TEAtivo Norte envolve todas as capitais da região, com o objetivo de capacitar os profissionais que levarão às pessoas com deficiência, aos atletas das Apaes, novas oportunidades de desenvolver suas habilidades, capacidades, força e alcançar seus momentos de superação”, afirmou.
O líder do movimento apaeano salientou ainda a importância de parcerias que viabilizam a ação, mencionando o envolvimento do Ministério do Esporte, do Itaú e da própria Rede Apae. “Esse trabalho conjunto é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias. É um projeto que sonhamos desde o início da gestão.”
Para a presidente da Feapaes do Amazonas, Sirange Bezerra, a capacitação significou um avanço essencial para o trabalho das Apaes nortistas, sobretudo na atuação com pessoas com autismo.
“É um momento ímpar para todos nós, assim como para as capitais do Norte, que estão trazendo seus professores e profissionais para receber a capacitação e saírem daqui preparados para atuar com crianças e adolescentes com TEA em seus estados”, pontuou.
Sirange ressaltou ainda o êxito obtido pelo projeto na Região Nordeste e reforçou a expectativa de expansão no Norte. “Tenho certeza de que também teremos um resultado positivo, abrindo caminho para novas edições até que todas as Apaes dos municípios da região sejam alcançadas”, completou.
Ferramenta de transformação e inclusão
Representando o Ministério do Esporte, Breno Alves frisou o impacto assertivo da iniciativa. De acordo com ele, o TEAtivo desembarca no Norte com a missão de ser um sucesso, a exemplo do Nordeste. “É uma felicidade imensa saber que o esporte vai transformar a vida dessas crianças e adolescentes com TEA e de suas famílias”, declarou.
Já a diretora Carolinne Neves salientou que o projeto simboliza um avanço na inclusão por meio do esporte. “Já vimos o sucesso no Nordeste e temos certeza de que aqui não será diferente. E para isso, foi necessário capacitar cada técnico, cada professor de educação física e os gestores das Apaes, para que entreguem com excelência aquilo que a Apae já faz”, disse.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas, Selma Nunes, enfatizou que o TEAtivo contribui para o desenvolvimento motor e social das pessoas com autismo e para o fortalecimento familiar. “É um programa que promove a equidade e reforça a luta pela inclusão e pelos direitos da pessoa com deficiência”, acrescentou.